Compartilhando conquistas e resultados
Buscamos maximizar resultados
|

Dicas para escrever um bom artigo de opinião

Um estudante, durante a sua vida escolar e acadêmica tem de produzir diversos tipos de redação e entre uma das mais requisitadas está o artigo de opinião. Muito encontrado em jornais, TV, rádio e sites, este tipo de texto expressa o ponto de vista do autor sobre determinado assunto, normalmente temas polêmicos em evidência, e requer um preparo por parte do aluno para escrevê-lo da melhor maneira possível. Se você tem dúvidas sobre como escrever um bom artigo, confira estas dicas:

Entenda o assunto

Ter propriedade sobre o que se fala é importante para tudo, principalmente ao escrever um artigo de opinião. Por isso, antes de redigir, é necessário entender a fundo a questão levantada.  Sendo assim, leia sobre assunto, anote os principais pontos a serem defendidos e os que mais combinam com a sua opinião.

Defenda seu ponto de vista

Uma das coisas mais importantes para um bom artigo de opinião é a argumentação. Por este motivo, é preciso estar a par do assunto que será exposto e ter opiniões consistentes que convençam o seu leitor do seu ponto de vista. Seja direto, mas argumente bem para que você não seja mal interpretado.

Use linguagem apropriada

O uso da linguagem correta é essencial para o sucesso da redação. Antes de escrever, entenda o tom de voz que deve usar para o texto. Se seu público for mais formal, escreva de maneira mais erudita. Já se for informal, faça o uso coloquial da língua.

Usar termos muito complexos para um público jovem não é atrativo, assim como usar gírias e memes para um público mais sério.

Escolha um bom título

A primeira impressão que o leitor terá do seu texto é no título. O uso correto das palavras deve despertar a curiosidade e interesse. Portanto, não hesite em gastar um tempo para escolher o título ideal.

Releia o artigo

Após escrever o seu artigo de opinião, releia-o e observe se conseguiu expor seus argumentos sobre o tema escolhido de maneira clara e objetiva. Além disso, confira se a linguagem está de acordo com o gênero e se ele é persuasivo na medida certa.

Tecnologia do Google TradutorTradutor